Fonte: amason
Pretende-se partilhar um pouco da Matemática que faz parte do nosso dia-a-dia.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Mathematical Games, Abstract Games
Perfect for those who enjoy intellectual challenges, this user-friendly and visually appealing collection offers both new and classic strategic board games. Chapters include two- and three-player games, a selection of mathematical games that features Nim and games on graphs, a survey of the theory and history of board games, and a lengthy glossary.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Malba Tahan - Problema 11
Já se encontra a decorrer o período para responder ao problema 11 do Malba Tahan.
Não custa nada tentar.
Boa sorte.
Clique na imagem para ampliar.
Não custa nada tentar.
Boa sorte.
Clique na imagem para ampliar.
Fonte: Malba Tahan
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
A Matemática por trás da Geologia no litoral SW de Portugal (Praia do Amado)
As praias atlânticas do Sudoeste de Portugal constituem um magnífico exemplo para compreender a Geologia. Observando os processos geológicos atuais, podemos recuar no tempo a uma Terra sem o oceano Atlântico e, portanto, compreender a sua génese. Mas estes 600 milhões de anos de "história" não são fáceis de compreender; estas dimensões temporais obrigam à utilização de escalas logarítmicas para poderem ser representadas e... este tipo de escalas não é fácil de perceber.
Por outro lado, a simulação da abertura e fecho de oceanos, fundamental para compreender a génese de Portugal, também não é simples... Será possível "meter" uma cadeia de montanhas e 200 milhões de anos numa experiência de laboratório? Como simular este tipo de escalas espaciais e temporais?
E... será que existe simetria também na Geologia?
Fósseis, minerais, dobras e... várias experiências interativas (para crianças e adultos) esperam por ti este verão nas praias do Sudoeste de Portugal.
Vem ser geólogo por um dia! Do trabalho de campo às experiências de laboratório... um outro olhar sobre o mundo que te rodeia está à tua espera este verão nas praias da Costa Vicentina e do Sudoeste alentejano.
Duas excursões diárias (11h ou 16h) permitem descobrir que, afinal, as rochas da praia escondem uma história inesperada, na qual o Atlântico não tem lugar.
Fonte Ciencia Viva no Verão
Subscrever:
Mensagens (Atom)