domingo, 30 de novembro de 2014

APM - Paulus Gerdes (11/11/1952 – 10 /11/ 2014)

Paulus Gerdes nasceu em 1952 na Holanda, no seio de uma família holandesa, mas optou por viver em África tendo-se naturalizado moçambicano. Foi também em África, num hospital de Joanesburgo que veio a morrer no passado dia 10 de novembro, tendo o seu funeral decorrido em Maputo no dia 14 deste mesmo mês, depois de dois meses de internamento lutando contra a sua grave doença.

A obra deixada por Paulus Gerdes é notável, tanto no ensino como na investigação.

No campo do ensino e na sua qualidade de professor catedrático, Paulus Gerdes desempenhou...



os cargos de diretor da Faculdade de Educação (1983-1987) e da Faculdade de Matemática (1987-1989) da Universidade Eduardo Mondlane e de Reitor da Universidade Pedagógica (1989-1996). Em 2006, foi Presidente da Comissão Instaladora da Universidade Lúrio.

Entre as suas funções a nível internacional constam as de Presidente da Comissão Internacional para a História da Matemática em África (desde 1986) e de Presidente da Associação Internacional para Ciência e Diversidade Cultural (2000-2004).

Mas o seu trabalho tornou-se mundialmente conhecido pela investigação e divulgação no âmbito da Etnomatemática, tendo, em 2000, sucedido ao brasileiro Ubiratan D’Ambrosio como Presidente do Grupo Internacional de Estudo da Etnomatemática. Escreveu diversos livros sobre geometria, cultura e história da matemática, tendo recebido vários prémios.

Era membro da Academia Internacional para a História da Ciência e, em 2005, foi eleito Vice-Presidente da Academia Africana de Ciências.

Fazia parte da comissão instaladora do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, entre os quais está, em representação da APM, Jaime Carvalho e Silva que, com o Paulus e no âmbito do ICMI, foi um dos impulsionadores desta realidade. Teve vários contactos e colaborações com a APM.

A comunidade Matemática internacional, ainda durante a doença do Paulus, mobilizou-se para prestar auxílio financeiro nesta fase, uma vez que a sua mulher, Stela (Dulce Stela dos Santos), teve que deixar de trabalhar para o acompanhar na doença e que todo o processo de combate pela sua saúde (que incluiu três operações) foi muito oneroso. Paulus Gerdes acabou por falecer mas as muitas despesas ainda estão por pagar. Assim, também em Portugal, um grupo de amigos abriu uma conta para recolher dinheiro para apoio à sua viúva. A APM junta-se a esta iniciativa e divulga, junto dos seus sócios, os dados da conta para este efeito. O nome da conta é SolidariedadePaulusGerdes com IBAN PT50 0023 0000 45458390983 94 e foi aberta pelos colegas da UMinho, Pedro Manuel Baptista Palhares e Maria Helena Silva Sousa Martinho (vice-presidente da APM).

Fonte: APM
Mais sobre Paulus Gerdes

Sem comentários:

Enviar um comentário